"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Lavoisier

A 26 de agosto de 1743, nasceu o cientista francês Antoine Lavoisier.

(Paris, 26 de agosto de 1743 - Paris, 8 de maio de 1794)

Antoine Lavoisier foi um cientista francês. O seu trabalho de pesquisa era caracterizado pela frequente utilização da balança, descobrindo a importância da massa da matéria em estudos químicos. Conclui que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reacção, estabelecendo a Lei de Conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". O seu trabalho revolucionou a imagem da química moderna.


  
Agenda
Mercados e Feiras

Feira Amálgama

Mercado da Serra das Minas 26 Set 2026  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,349,842