"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Italo Calvino

A 19 de setembro, morreu o escritor Italo Calvino.

(N. Santiago de las Vegas, Cuba,15 de outubro de 1923 - Siena, Itália, 19 de setembro de 1985)

Italo Calvino foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, os seus pais eram cientistas italianos que estavam de passagem pelo país, a sua família regressou a Itália logo depois do seu nascimento. A sua literatura é considerada sincera, delicada e extremamente ágil.
Formado em Letras, iniciou o curso de Agronomia, mas abandonou o curso e foi participar na resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra conheceu diversos militantes comunistas, passou a trabalhar no jornal comunista L’Unità e na editora Einaudie. Foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo se desfiliado em 1957. A sua carta de renúncia ficou famosa em 1957.

Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (bra: A trilha dos ninhos de aranha /prt: O atalho dos ninhos de aranha), publicada em 1947. Uma das suas obras mais conhecidas é Le città invisibili (As cidades invisíveis), de 1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan.

Calvino morreu de hemorragia cerebral em Siena, Itália, em 19 de setembro de 1985.

  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,518,383
>