"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Egas Moniz vence o Prémio Nobel da Medicina

O seu trabalho precursor das técnicas modernas na área da imagiologia cerebral e da psicocirurgia foi distinguido em 1949. Egas Moniz foi o único português a receber o Prémio Nobel da Medicina.


António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz foi um médico, neurocirurgião, pesquisador, professor, político e escritor português.
Responsável pelo desenvolvimento da arteriografia, ou angiografia cerebral em 1927, descoberta que revolucionou a medicina e a neurocirurgia, permitindo o diagnóstico dos tumores cerebrais e o diagnóstico e tratamento do aneurisma cerebral e da MAV (malformação arteriovenosa) . Foi três vezes indicado ao prémio Nobel por esta descoberta (1928, 1929, 1930). Inventor do procedimento neurocirúrgico denominado leucotomia pré-frontal, que possibilitou o surgimento da psicocirurgia, por esta última descoberta foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com o fisiologista suíço Walter Rudolf Hess.

Agenda
Cinema e Vídeo

Essencial Fellini

Cinema da Villa, Espaço Nimas & Cinema Trindade 6 Ago a17 Set

Ver mais eventos
Visitas
52,900,745
>