"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Primeira edição da banda desenhada de "Calvin & Hobbes"

"Calvin & Hobbes" é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson. 


A 18 de novembro de 1985, a Universal Syndicate Press publica a primeira "tira" das histórias de Calvin e do seu inseparável tigre, que só com ele ganha vida.

É o princípio de um sucesso extraordinário, com as histórias da infância e da imaginação do jovem e as críticas sociais implícitas a serem publicadas no mundo inteiro e traduzidas em 40 línguas. As personagens desta série devem os seus nomes a dois grandes pensadores europeus: João Calvino, teólogo do século XVI e Thomas Hobbes, filósofo do século XVII.

Calvin é um menino de seis anos muito irrequieto, filho único, que brinca com o seu inseparável tigre de peluche, Hobbes, que "ganha" vida sempre que os dois estão sozinhos. Juntos conseguem construir mundos diversos, graças à sua prodigiosa imaginação.

As pequenas histórias escritas e ilustradas pelo autor norte-americano Bill Watterson, foram publicadas entre 1985 e 1995 em 2.400 jornais e com 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo.

Ainda que tenha obtido lucros dos seus desenhos, Bill Watterson professou um sentimento anticapitalista e proibiu expressamente a editora de vender os direitos para lançar no mercado artigos baseados na BD.

Watterson passou vários anos em conflito com a Universal Press e existem algumas tiras que se referem a isso. Apesar dessa proibição, hoje em dia não é difícil encontrar t-shirts, porta-chaves ou autocolantes com imagens de Calvin.

Em Portugal, o jornal Público publicou a série desde a sua fundação, a 5 de março de 1990, com uma tira diária na última página e uma página a cores na revista dominical. Mesmo depois de terminada a série, e tendo o jornal sugerido aos leitores publicar uma outra BD nos mesmos moldes (tira diária), a opção recaiu na repetição das tiras já publicadas, que deste modo são (re)descobertas todos os dias.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para a antestreia do filme "2 DUROS DE ROER"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme português, com Fernando Rocha e João Seabra, 2 DUROS DE ROER, dia 5 de julho em Lisboa e dia 6 no Porto. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Gurdjieff Ensemble

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho, que terá lugar no próximo sábado, dia 2 de julho'22, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
67,813,152