"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Clarice Lispector

A 10 de dezembro de 1920 nasceu Clarice Lispector, um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. 

(Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977)

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em 1920, então em vias de integração na URSS. Os pais eram judeus e o seu nome de batismo Chaya Lispector.
A família fora vítima dos pogroms, particularmente intensos a partir de dezembro de 1918. Foi para fugir à devastação da guerra civil que os Lispectors emigraram para o Brasil em 1922, fixando-se primeiro em Maceió e depois no Recife.
Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual entrou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da Literatura brasileira e do Modernismo, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É considerada pela crítica especializada uma das principais autoras brasileiras do século XX.
As suas principais obras marcam cada período da sua carreira. Perto do Coração Selvagem foi o seu livro de estreia, publicado quando Clarice tinha 24 anos de idade; Laços de FamíliaA Paixão segundo G.H.A Hora da Estrela e Um Sopro de Vida são os seus últimos livros publicados. Faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos. Deixou uma vasta obra literária composta por romances, novelas, contos, crónicas, literatura infantil e entrevistas.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "SENTIMENTAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia da comédia espanhola "Sentimental" de Cesc Gay, que terá lugar no próximo dia 18 de maio em Lisboa e Gaia.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de MARIO LUCIO E OS KRIOLS

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto que terá lugar no próximo dia 13 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados.

Visitas
66,679,409