"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Stephen Hawking

A 8 de janeiro de 1942, nasceu o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking.

(Oxford, 8 de janeiro de 1942 - Cambridge, 14 de março de 2018)

Reconhecido internacionalmente pela sua contribuição à ciência, foi um dos mais afamados cientistas do século XX. Doutorado em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Foi, pouco antes de falecer, diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
Hawking alcançou sucesso comercial com vários trabalhos nos quais ele discute as suas próprias teorias e cosmologia em geral. O seu livro Uma Breve História do Tempo permaneceu na lista dos mais vendidos do The Sunday Times durante 237 semanas. Em 2002, Hawking ficou em 25º lugar na pesquisa da BBC sobre os 100 Maiores Britânicos de todos os tempos. Em 1963, Hawking foi diagnosticado com uma forma de início precoce da doença neuronal motora (MND; também conhecida como esclerose lateral amiotrófica) que o paralisou gradualmente ao longo de décadas. Mesmo após a perda de sua capacidade de falar, ele ainda era capaz de comunicar por meio de um dispositivo gerador de fala, inicialmente através do uso de um interruptor de mão e, mais tarde, usando um único músculo da bochecha. Morreu no dia 14 de março de 2018, aos 76 anos de idade, depois de lutar contra esta doença durante mais de 50 anos.




Agenda
Exposições

Prova dos Nove

Sociedade Nacional de Belas-Artes 7 Out a 11 Out 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "SHREK - O MUSICAL"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o mais divertido, animado e esverdeado musical infantil, cantado ao vivo! Os convites serão válidos para a sessão de dia 18 de outubro, às 11h30, no Auditório do Taguspark, em Oeiras.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "PRIMAVERA: AS QUATRO ESTAÇÕES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para "Primavera: As Quatro Estações", uma história ambientada na Veneza do século XVIII, onde a chegada de Antonio Vivaldi irá transformar para sempre a vida de uma jovem violinista.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
135,086,538