"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Pedro Bandeira Freire

No dia 16 de abril de 2008 faleceu Pedro Bandeira Freire - escritor, cineasta e fundador do Cinema Quarteto

(Lisboa, 2 de agosto de 1939 - Lisboa, 16 de abril de 2008) 

Dramaturgo, ficcionista, guionista, autor de letras de canções e memorialista, foi durante décadas uma figura destacada da Lisboa cultural, na qual se impôs pela sua criatividade e apurado sentido de humor.
Bandeira Freire foi responsável pela divulgação do mais importante cinema europeu e americano dos anos 70. Como programador, deu a conhecer em Lisboa realizadores como Scorsese e Fassbinder.
Fundador da livraria Opinião, foi autor de vários livros de poesia e teatro, tendo publicado em 2007 o volume de memórias 'Entrefitas e Entretelas'.
Foi ainda letrista, jurado em festivais de cinema nacionais e estrangeiros (como Berlim) e colaborador da imprensa, rádio e televisão, exercendo inclusivamente funções de consultor de cinema na RTP.
Estreou-se na realização com a curta-metragem 'Os Lobos' (1978) e foi ator em 'A Crónica dos Bons Malandros' (1984), filme realizado por Fernando Lopes com base no livro homónimo do jornalista e escritor Mário Zambujal. Foi ainda argumentista em 'A Balada da Praia dos Cães' (1987), longa-metragem de José Fonseca e Costa a partir do romance com o mesmo nome de José Cardoso Pires.



 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
62,984,323
>