"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de D. Pedro V

No dia 16 de setembro de 1837 nasce, em Lisboa, o rei D. Pedro V de Portugal.

16 de setembro de 1837 - 11 de novembro de 1861 (24 anos)

 

Pedro V, apelidado "o Esperançoso" e "o Muito Amado", foi o Rei de Portugal e dos Algarves de 1853 até à sua morte. Era o filho mais velho da rainha D. Maria II e do seu marido, o rei D. Fernando II. Ascendeu ao trono com apenas 16 anos de idade, após a morte da sua mãe, tendo o pai exercido as funções de Regente do Reino até à sua maioridade, em 1855.

Embora muito jovem aquando da sua ascensão ao trono português, com apenas 16 anos, foi considerado por muitos como um monarca exemplar, que reconciliou o povo com a casa real, após o reinado da sua mãe ter sido fruto de uma guerra civil vencida.

D. Fernando II, seu pai, desempenhou um papel fundamental no início do seu reinado, tendo exercido o governo da nação na qualidade de regente do reino, orientando o jovem rei no que diz respeito às grandes obras públicas efectuadas. Pedro V é frequentemente descrito como um monarca com valores sociais bem presentes, em parte devido à sua educação, que incluiu trabalho junto das comunidades e um vasto conhecimento do continente europeu.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,302,309