"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Tomás de Mello Breyner

A 2 de setembro de 1866 nasce o médico português Tomás de Mello Breyner, figura conhecida nos meios da política e da medicina do princípio do século XX.

(Lisboa, 2 de setembro de 1866 - Lisboa, 24 de outubro de 1933)


Tomás de Mello Breyner nasceu no seio de velhas famílias aristocráticas apoiantes de D. Pedro IV. Era filho do coronel Francisco de Mello Breyner, comandante do regimento de Caçadores 5 e de Emília Pecquet da Silva.

Estudou no Colégio Académico Lisbonense e, mais tarde, na Escola Politécnica de Lisboa. Estudou Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, no Campo de Santana. Em 1893, após uma especialização em França, concorreu a médico do Hospital de São José, mas acabou por ser nomeado médico da Real Câmara por D. Carlos I. 

Médico notável, Tomás de Mello Breyner, 4º conde de Mafra, empenhou-se na promoção de políticas de saúde pública, nomeadamente através da luta contra as doenças venéreas, mesmo em prejuízo da carreira e de salários mais altos. 

Muito atento e interessado no mundo que o rodeava, deixou diversos escritos em forma de diários, que constituem um dos mais preciosos testemunhos históricos da vida portuguesa entre 1897 e 1933. Apercebemo-nos dessa importância ao lermos a obra de Margarida de Magalhães Ramalho - “Thomaz de Mello Breyner – Relatos de uma Época, do final da Monarquia ao Estado Novo” (Imprensa Nacional, 2018), uma biografia elaborada com grande rigor cronológico e histórico, que permite compreender não só a vida do biografado e mas também a sua época.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
62,984,617
>