"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Chega ao fim a Batalha das Nações

No dia 19 de outubro de 1813 começava em Leipzig a ofensiva final da Rússia, Prússia, Áustria e Suécia contra a hegemonia de Napoleão na Europa. Era o último dia da famosa Batalha das Nações.


A Batalha das Nações ou Batalha de Leipzig foi uma batalha ocorrida em 1813, na cidade alemã de Leipzig, entre o exército francês de Napoleão Bonaparte e os exércitos de Rússia, Prússia, Áustria e Suécia. A batalha terminou com a derrota de Napoleão.
A batalha opôs o exército de Napoleão, que incluía tropas polacas, italianas e alemãs, às forças da chamada Sexta Coligação, que juntava a Rússia, Áustria, Prússia e Suécia. Foi a maior batalha até à I Guerra Mundial, na qual estiveram envolvidos cerca de 600 mil soldados, com clara vantagem numérica para os exércitos aliados. Decorreu em vários cenários e diversas frentes, ao longo dos dias 16, 17 e 18.
No final, perante o elevando número de baixas e reconhecendo a derrota, Napoleão emitiu a ordem de retirada, movendo os seus exércitos para oeste, de regresso à França. Foi a batalha mais sangrenta das guerras napoleónicas, estimando-se em cerca de 100 mil o número total de mortos, feridos e desaparecidos.
A derrota levou à partida de Napoleão Bonaparte para o seu 1º exílio em Elba.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,759,010