"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Alfred Nobel

A 10 de dezembro de 1896 morreu Alfred Nobel, o químico responsável por aperfeiçoar a nitroglicerina de Ascanio Sobrero e fundar o Prémio Nobel.

(Estocolmo, 21 de outubro de 1833 - San Remo, 10 de dezembro de 1896)

Patenteou a dinamite em 1867 e a pólvora sem fumo em 1888. Fundou em vários países da Europa e da América a indústria de explosivos. Doou, à fundação que tem o seu nome, em 1895, a fortuna conseguida devido aos seus inventos e à exploração de campos petrolíferos. Esta fundação é aquela que anualmente atribui os famosos Prémios Nobel. Estes são atribuídos àqueles que durante o ano tenham prestado maior contributo à humanidade nos setores da Física, da Química, da Fisiologia ou Medicina, das Letras e da Paz.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,382,812