"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Mário Botas

A 23 de dezembro de 1952, nasceu na Nazaré o pintor português Mário Botas.

(Nazaré, 23 de dezembro de 1952 - Lisboa, 29 de setembro de 1983)

Aluno brilhante no ensino primário, terminou o secundário com altas classificações e foi dispensado do exame de admissão à faculdade de Medicina de Lisboa, onde ingressou em 1970. Licenciou-se com distinção em julho de 1975, mas quase não chegou a exercer a Medicina, pois dois anos após a licenciatura foi diagnosticado com uma leucemia, passando a dedicar-se a tempo inteiro à pintura.
O seu nome ficou ligado à pintura, ao desenho e à ilustração. Fez a primeira exposição individual na Nazaré em 1971. Em 1973 expôs na Galeria S. Mamede em Lisboa. A sua obra recebeu então a atenção dos galeristas e críticos de arte tanto em Portugal como no estrangeiro e foi reconhecida como de uma enorme qualidade e inovação.
Em setembro de 1984 foi instituída a Fundação Casa-Museu Mário Botas, na Nazaré e a sua obra tem sido apresentada em várias exposições póstumas, podendo ser vista, em parte, no Centro Cultural de Belém.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,446,975