"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Salette Tavares

A 31 de março de 1922, nasce a escritora, poeta e ensaísta portuguesa Salette Tavares.


Salette Tavares (1922 / 1994)

Formou-se em Ciências Histórico Filosóficas na Universidade de Lisboa, posteriormente especializou-se em estética e teoria da arte.

Teve um papel constante no ensino e na salvaguarda do património e na reabilitação urbana como membro e presidente da secção portuguesa da AICA (Associação Internacional dos críticos de Arte).

Autora de vários livros, a sua poesia reunida na Obra Poética editada pela Imprensa Nacional e premiada com o prémio Pen, atualmente está no prelo a nova edição ampliada e completa.

A sua prática artística inscreve-se na corrente internacional de Poesia Experimental participando em performances e exposições com a sua poesia visual.

Explorou de modo radical a relação da linguagem com a imagem, utilizando palavras e elementos tipográficos em obras impressas e objetos que renegam os formatos tradicionais da escultura.

Tem figurado em múltiplas exposições em Portugal (Casa F. Pessoa, Serralves, CCB, Fundação Eugénio de Almeida) e no estrangeiro (Veneza, Basileia, Barcelona, Brasília, São Paulo, etc.).

Poesia espacial foi o tema de retrospectiva póstuma na Fundação Calouste Gulbenkian em 2014/15, estando também representada na atual exposição dedicada à mulher que esteve patente na mesma Fundação e seguirá para Tours.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NA LINHA DA FRENTE"

Em parceria com a com a Alambique Filmes, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme realizado por Petra Volpe - uma obra poderosa, profundamente humana e necessária, que presta uma vibrante homenagem aos enfermeiros e ao papel essencial que desempenham na nossa sociedade.

Visitas
115,991,183