"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de D. João I

No dia 13 de agosto de 1433 morreu D. João I de Portugal, conhecido como o Mestre de Avis e apelidado de o de Boa Memória, foi rei de Portugal e dos Algarves de 1385 até à sua morte, sendo o primeiro monarca português da Casa de Avis e o décimo rei de Portugal.

(Lisboa, 11 de abril de 1357 – Lisboa, 13 de agosto de 1433)

Era o filho ilegítimo do rei D. Pedro I de Portugal e da sua amante Teresa Lourenço, tendo sido escolhido e aclamado como rei nas cortes de Coimbra, em 6 de abril no final da Crise de 1383-1385.
A 14 de agosto de 1385 enfrentou as tropas castelhanas numa Batalha que, apesar de Real, ficará para sempre conhecida como a Batalha de Aljubarrota, onde, com a sua destreza e o génio militar do seu Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, levou a melhor sobre as tropas inimigas que eram em muito maior número que as suas.
Para comemorar esta vitória e cumprir a promessa que tinha feito à Virgem, mandou erigir o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e doou-o à Ordem de S. Domingos.
Casou com D. Filipa de Lencastre, filha de Gaunt, Duque de Lencastre, a 2 de fevereiro de 1387 e teve 8 filhos. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,757,329