"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

A 6 de novembro de 1919 nasceu uma das maiores escritoras e poetisas portuguesas, que apreciava falar-nos de temas como: o mar, a infância ou o humanismo cristão.

(Porto, 6 de novembro de 1919 - Lisboa, 2 de julho de 2004)

Uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX.
Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da 
língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1998.
Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis (A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc.). Foi ainda tradutora de Dante Alighieri e de Shakespeare e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
O seu corpo está no 
Panteão Nacional desde 2014 e tem uma biblioteca com o seu nome em Loulé.



Fotografias © Fernando Lemos

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,035,359