"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Jean-Luc Godard

A 13 de setembro de 2022, morreu o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard.

EPA/Gaetan Bally
(Paris, 3 de dezembro de 1930 - Rolle, 13 de setembro de 2022)

Jean-Luc Godard foi pioneiro no movimento de filmes franceses da Nouvelle vague nos anos 60, ao lado de diretores como Truffaut, Claude Chabrol, Eric Rohmer e Jacques Rivette. Revelou diversas atrizes como Anna Karina e Anne Wiazemsky (duas ex-mulheres), Maruschka Detmers, Myriem Roussel e Juliette Binoche.
Tal como os seus contemporâneos, Godard criticou a "Tradição de Qualidade" do cinema francês, que "enfatizava o ofício sobre a inovação, privilegiava os diretores estabelecidos sobre os novos e preferia as grandes obras do passado à experimentação". Como resultado de tal argumento, ele e os críticos com a mesma opinião começaram a fazer os seus próprios filmes. Muitas das obras cinematográficas de Godard desafiam as convenções da Hollywood tradicional, além do cinema francês.
A sua primeira longa-metragem foi "O Acossado" em 1960. Outros clássicos incluem "Viver a Vida" (1962), "O Desprezo" (1963), "Bando à Parte" (1964), "Alphaville" (1965), "O Demónio das Onze Horas" (1965), "Masculino, Feminino" (1966), "Duas ou Três Coisas Que eu Sei Dela" (1967) e "Weekend à Francesa" (1967).
Faleceu aos 91 anos de idade, no dia 13 de setembro de 2022 em sua casa, na vila suíça de Rolle, nas margens do Lago Léman.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,044,090