"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Joaquim Machado de Castro

A 17 de novembro de 1822, morreu Machado de Castro, um dos maiores e mais conhecidos escultores portugueses.

(Sé, Coimbra, 19 de junho de 1731 - Mártires, Lisboa, 17 de novembro de 1822

Machado de Castro foi um dos escultores de maior influência na 
Europa do século XVIII e princípio do século XIX.
A sua primeira escola foi a oficina de santeiro do pai, onde aprendeu a trabalhar o barro, o gesso e a madeira. Trabalhou nas obras do Palácio-Convento de Mafraesculpindo alguns dos retábulos das capelas, e deixou uma vasta obra, especialmente na capital. É da sua autoria a estátua equestre de D. José que se encontra na Praça do Comércio. Outras obras suas encontram-se na Basílica da Estrela, no Palácio Nacional da Ajuda e na Sé Catedral de Lisboa.
É de referir a sua atividade como escultor em barro, de pequeno formato, nomeadamente para figuras de presépios. Alguns presépios destacam-se pela sua monumentalidade, como o da Basílica da Estrela que contava com cerca de quinhentos figurantes.

 
Presépio da Basílica da Estrela

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,241,996