"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Vasco Granja

A 10 de julho de 1925, nasceu o apresentador, cineclubista e professor português Vasco Granja.

© DR

(Lisboa, Campo de Ourique, 10 de julho de 1925 - Cascais, 4 de maio de 2009)

Vasco Granja manteve um programa regular sobre cinema de animação na RTP que contou com mais de mil emissões.
Foi um reconhecido divulgador do cinema de animação e da banda desenhada em Portugal. Ficou conhecido pelo pai da Pantera Cor de Rosa. Granja divertiu miúdos e graúdos com apresentações de cartoons e séries tais como: "Droopy", "Bugs Bunny", "Mickey Mouse", "O Lápis Mágico”, “Professor Balthazar”, "Tom e Jerry" e "Pantera Cor de Rosa", no qual ganhou a alcunha que o tornou conhecido pelos portugueses: O Pai da Pantera Cor de Rosa.
Foi o principal introdutor e divulgador em Portugal do Cinema de Animação produzido na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
No seu programa e em algumas entrevistas, Vasco Granja partilhou com os portugueses como era produzida a Banda Desenhada, como era o enredo, e também, algumas personalidades de realizadores de animação, tais como: Tex Avery, Chuck Jones e Friz Freleng.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,243,121