"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Sigmund Freud

A 23 de setembro de 1939, morreu o neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud.

Sigmund Freud, por Max Halberstadt, em 1922

(Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 - Londres, 23 de setembro de 1939)

Freud foi o criador da psicanálise e a personalidade mais influente da história no campo da psicologia. A influência de Freud pode ser observada ainda em diversos outros campos do conhecimento e até mesmo na cultura popular, inclusive no uso de palavras que se tornaram recorrentes, mas que surgiram a partir das suas teorias. Expressões como "neurose", "repressões", "projeções" popularizaram-se a partir dos seus escritos.
Freud é também conhecido pelas suas teorias do complexo de édipo e da repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através da escuta do paciente. Freud acreditava que a líbido era a energia motivacional primária da vida humana. A sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado pelos seus desejos e sentimentos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,242,795