"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Abade Faria

José Custódio de Faria mais conhecido por Abade Faria, foi um religioso e cientista luso-goês que se destacou como um dos primeiros estudiosos da hipnose.

(Goa, Candolim, 30 ou 31 de maio de 1756 - Paris, 20 de setembro de 1819)

Pertenceu ao grupo dos conspiradores que tentaram derrubar o regime português em Goa em 1787. A chamada Conjuração dos Pintos foi denunciada e exemplarmente reprimida pelas autoridades portuguesas. Faria apressou-se a ir para a França em 1788. Defensor da Revolução Francesa (1789), comandou em uma das secções que, em 1795, atacaram a Convenção Nacional. Foi professor de Filosofia nos Liceus de Marselha e Nîmes.
Iniciado na prática do magnetismo animal por Amand Marie Jacques de Chastenet de Puységur o marquês de Puységur, no ano de 1813 abriu em Paris um gabinete de magnetizador. A prática de hipnose por sugestão trouxe-lhe uma enorme clientela e uma pronta reação de descrédito, sendo rotulado de maníaco e bruxo.
Os últimos anos da sua vida passou-os como capelão de um convento.
Como cientista demonstrou o carácter puramente natural da hipnose, tendo sido ele o primeiro a descrever com precisão os seus métodos e efeitos. Soube antever as possibilidades da sugestão hipnótica no tratamento das doenças nervosas.
Agenda
Exposições

"Raízes"

Galeria Barros & Bernard 9 Mai a 8 Jun 2024

Festivais

Klarna Festival

Rua Cor-de-Rosa - Cais do Sodré - Lisboa 9 Mai a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,606,565