"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Mário Dionísio

Mário Dionísio de Assis Monteiro foi um crítico, escritor, pintor e professor português.

(Lisboa, 16 de julho de 1916 - Lisboa, 17 de novembro de 1993)

Poeta, romancista, ensaísta, crítico, pintor –, Mário Dionísio teve uma ação cívica e cultural marcante no século XX português, com particular incidência nos domínios literário e artístico.
Aderente do MUD, foi um opocionista ao Estado Novo.
Foi um dos organizadores das Exposições-Gerais de Artes Plásticas e um dos participantes no P.E.N. Clube Português nos anos 40 e na organização da Sociedade Portuguesa de Escritores.
Desempenhou um papel importante na teorização do Neorrealismo, movimento literário que, pelas décadas de 40-50, à luz do materialismo histórico, valorizou a dimensão ideológica e social do texto literário, enquanto instrumento de intervenção e de consciencialização e alcance do movimento neorrealista
Integrou o grupo de escritores que lançaram a coleção Novo Cancioneiro.
Colaborou nos jornais Liberdade, O Diabo, Gleba, Sol Nascente, Altitude, O Globo, Ler, Gazeta Musical e de Todas as Artes, Itinerário, República, Diário de Lisboa, O Jornal, JL- Jornal de Letras, Artes e Ideias e nas revistas Seara Nova e Vértice.
Nos últimos anos de vida dedicou-se à pintura, realizando várias exposições individuais.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,303,866