"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Francesco Cavalli

A 14 de janeiro de 1676, faleceu o compositor italiano Francesco Cavalli.

(14 de fevereiro de 1602 - 14 de janeiro de 1676)

Francesco Cavalli foi um compositor italiano do início do período Barroco. Cavalli foi um parceiro próximo (e talvez aluno) de Claudio Monteverdi, cuja morte o fez assumir a liderança entre os compositores e músicos de Veneza. Era um grande cantor e entrou para o coro de São Marcos sob a direção de Monteverdi, tornando-se seu organista. Com a explosão da ópera, escreveu cerca de quarenta de grande sucesso, como Equisto, Giasone, Xerxes e Erismena sendo encenadas por toda a Itália. Ao contrário das primeiras óperas académicas, as de Cavalli tinham ritmo mais ágil e eram cómicas, explorando o contraste entre recitativo e ária. 


 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para a antestreia do filme "2 DUROS DE ROER"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme português, com Fernando Rocha e João Seabra, 2 DUROS DE ROER, dia 5 de julho em Lisboa e dia 6 no Porto. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto de Gurdjieff Ensemble

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto do FIME - Festival Internacional de Música de Espinho, que terá lugar no próximo sábado, dia 2 de julho'22, às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
67,814,496