"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Samuel Morse

A 2 de abril de 1872, faleceu o físico e pintor Samuel Morse. 

(Charlestown, 27 de abril de 1791 - Nova Iorque, 2 de abril de 1872) 

Samuel Morse (1791-1872) foi um inventor norte-americano. Criador do primeiro sistema prático de telegrafia destinado a converter impulsos elétricos em sinais gráficos, que ficou conhecido por Código Morse.

Samuel Finley Breese Morse (1791-1872) nasceu em Charlestown, Massachusetts, Estados Unidos, no dia 27 de abril de 1791. Filho de um geógrafo e pastor protestante estudou no Yale College e mostrou interesse pela eletricidade e pela pintura de retratos. Recebeu formação artística na Inglaterra e de volta para os Estados Unidos tornou-se um retratista de prestígio.
Além da atividade artística Samuel Morse continuou seus estudos sobre eletricidade. Em 1832, de volta à Europa, abandona a pintura e com base nas experiências do físico Michael Faraday sobre o eletro magnetismo, Morse dedicou-se ao projeto de um aparelho destinado a converter impulsos elétricos em sinais gráficos. O modelo experimental ficou pronto em 1835.
O telégrafo elétrico e o código alfabético, usado nas transmissões telegráficas, que leva seu nome, o “Código Morse”, foi concluído em 1939.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,862,882