"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Josephine Baker

A 12 de abril de 1975, faleceu a cantora norte-americana Josephine Baker.

Gaston Paris/Roger Viollet/Getty Images

(Saint Louis, 3 de junho de 1906 - Paris, 12 de abril de 1975) 

Josephine Baker, nome artístico de Freda Josephine McDonald, foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelos apelidos de Vénus Negra, Pérola Negra e ainda a Deusa Crioula.
Estrela do teatro de revista, Josephine Baker é geralmente considerada como a primeira grande vedeta negra das artes cénicas.
Foi a primeira afro-americana a desempenhar o papel principal numa grande produção cinematográfica, a primeira a apresentar-se perante uma plateia de brancos e negros numa sala de concertos americana, a primeira artista negra de teatro de variedades a tornar-se mundialmente famosa. 
Notabilizou-se também pela sua dedicação ao Movimento pelos Direitos Civis, nos Estados Unidos, por colaborar com a Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial e por ser a primeira mulher americana a ser condecorada com a Croix de Guerre (Cruz de Guerra), medalha militar francesa.




Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
54,644,803
>