"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Richard Strauss

A 8 de setembro de 1949, faleceu o compositor e maestro alemão Richard Strauss, destacado pelas suas óperas.

(N. Munique, 11 de junho de 1864 - F. Garmisch-Partenkirchen, 8 de setembro de 1949)

Richard Georg Strauss foi um compositor e maestro alemão. É considerado como um dos maiores representantes da música entre o final da Era Romântica e a primeira metade do século XX.
É conhecido pelas suas óperas, sobretudo Der Rosenkavalier e Salomé; pelas suas lieder, especialmente Quatro Últimas Canções (Vier letzte Lieder); pelos seus poemas sinfónicos, como Till Eulenspiegels lustige Streiche, Also sprach Zarathustra, Morte e Transfiguração (Tod und Verklärung), Uma Sinfonia Alpina (Eine Alpensinfonie) e grandes obras orquestrais, como Metamorphosen, geralmente interpretada como uma meditação sobre a bestialidade da guerra - diante da Alemanha devastada pela guerra, da destruição de Munique e de lugares muito queridos ao compositor, como a Ópera da sua cidade, onde ele atuara como principal maestro, entre 1894 e 1896.
Strauss notabilizou-se como maestro na Alemanha e na Áustria. Com Gustav Mahler, é um dos principais representantes do Romantismo alemão tardio, depois de Richard Wagner.


 

Visitas
50,803,267
>