"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

UNESCO declara o Fado Património Imaterial da Humanidade

O Fado foi a primeira expressão artística a ser declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal.

O Fado de José Malhoa

O fado é um estilo musical português, geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa.

A decisão de declarar o Fado Património Cultural Imaterial da Humanidade foi tomada no dia 27 de novembro de 2011, na reunião do VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que teve lugar em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali.

Com esta decisão, o Fado passou a integrar a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, adoptada pela Conferência Geral da Unesco, em 2003, e que Portugal ratificou no início de 2008. A iniciativa da nomeação foi lançada pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2004 e a candidatura foi apresentada em junho de 2010, pela CML / EGEAC / Museu do Fado.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
58,519,188
>