"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de José Liberato Freire de Carvalho

A 20 de julho de 1772 nasce José Liberato Freire de Carvalho – mais conhecido por José Liberato ou, simplesmente, por Liberato, um dos memorialistas e publicistas portugueses mais destacados do século XIX.

(Quinta de Monte São, São Martinho do Bispo, 20 de julho de 1772 - Lisboa, 31 de março de 1855)

José foi um jovem crúzio que se iniciou como tradutor de Condillac e Tácito, depois foi o bibliotecário e professor em S. Vicente de Fora, e terminou escrevendo as suas Memórias da Vida, obra fundamental para o estudo e compreensão da história do liberalismo oitocentista em Portugal e na Europa. Como jornalista, começou em As Variedades, dirigiu O Investigador Portuguez em Inglaterra, fundou, editou e escreveu o Campeão Portuguez em Londres e depois o Campeão Portuguez em Lisboa, colaborando também no Paquete de Portugal em 1829, no seu segundo exílio inglês.
Deputado em quatro legislaturas (1822, 1834, 1836 e 1839), dirigiu a Gazeta de Lisboa e a Imprensa Nacional, sendo-lhe atribuída a redação do Auto de Exclusão de D. Miguel e a co-redação com A. Garrett da Constituição de 1838. Acompanhou o general Saldanha e esteve no Cerco do Porto no regresso dos liberais à luta pela liberdade. Foi refém de Massena, prisioneiro na cadeia universitária, enclausurado em Santa Cruz, homiziado em Coimbra, perseguido e exilado em fuga por duas vezes em Inglaterra.
Fundador e presidente da Sociedade Literária Patriótica de Lisboa, membro do Clube dos Camilos, foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, honorário da Academia de Belas Artes e sócio correspondente do Instituto Histórico de Paris. Foi ensaísta e memorialista, tendo escrito páginas indispensáveis para a leitura do tempo em que viveu, de 1772 a 1855.

Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,675,058