"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Jorge Silva Melo

No dia 14 de março de 2022, morreu Jorge Silva Melo, encenadoratorcineastadramaturgo, tradutor e crítico português.

(Lisboa, 7 de agosto de 1948 – Lisboa, 14 de março de 2022)

Jorge Silva Melo passou a infância na antiga cidade de Silva Porto, em Angola, voltando a Lisboa com a família no início da adolescência.
Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integrou o Grupo de Teatro de Letras. Em 1969, porém, decidiu abandonar esses estudos, partindo para o Reino Unido. Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian frequentou a London Film School, onde obteve um diploma em Realização.
Em 1972, de novo em Lisboa, fundou o Teatro da Cornucópia, com Luís Miguel Cintra, que integrou até 1979.
Afastado da Cornucópia, voltou a sair do país, na qualidade de bolseiro da Gulbenkian, estagiando em Berlim, junto de Peter Stein, e em Milão, junto de Giorgio Strehler.
Em 1995 fundou a Artistas Unidos, companhia que dirige e na qual se centra a sua atividade como encenador. Enquanto realizador de cinema assinou nove películas, tendo participado na cooperativa de cinema Grupo Zero, entre 1975 e 1979. Foi também professor na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Medalha de mérito cultural em dezembro de 2021, recebeu um doutoramento 'honoris causa' pela Universidade de Lisboa (a par de Luís Miguel Cintra), em abril desse mesmo ano. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,134,665